A evolução das soluções e produtos financeiros estão criando uma nova categoria no setor: Finanças Sociais. Neste artigo, vamos te contar um pouco mais sobre o que é esta nova categoria, suas oportunidades e sobre a Noh, a primeira carteira digital compartilhada conta conjunta do casal moderno!

Sumário
  • O que é Finanças Sociais?
  • Existem oportunidades imensas para criação de soluções multiplayer
  • Open Banking e o momento para serviços e produtos para multiplayers
  • Como a Noh se conecta a isso?

Finanças Sociais é uma tendência que vem crescendo no mundo das finanças globalmente. Em uma tradução livre, as finanças entre múltiplos usuários se caracterizam como produtos e serviços pensados não somente para o indivíduo, mas para grupos. Eles podem ser de diversos tipos: investimentos, empréstimos e pagamentos.

A sua ascensão nasce diante de um contexto de evolução da forma como as finanças são realizadas atualmente. Por si só, as finanças possuem um aspecto social inerente de troca. Porém, o que se observa recentemente, é que poucos produtos e serviços financeiros existem para reduzir as dores que existem na hora de realizar pagamentos compartilhados, que estão presentes na vida da maioria das pessoas

Mais de 85% dos latino-americanos compartilham as despesas do dia-a-dia. Isso representa aproximadamente R$ 4,5 trilhões por ano de gastos divididos.

Existem oportunidades imensas para criação de soluções sociais!

Mesmo assim, as soluções existentes para auxiliar no pagamento das contas compartilhadas ainda são escassas. A principal delas, a conta conjunta, é utilizada por uma pequena fração da população, porque ainda é um processo burocrático para abrir e gerir, excessivamente caro (até R$80/mês), pouco flexível na adição ou remoção pessoas, e que não reflete o novo cenário de bancarização brasileiro, onde a população possui múltiplas formas de pagamento em diferentes instituições financeiras.

Não aderindo a conta conjunta, ****que por si só se mostra uma solução burocrática, cara e arcaica, as pessoas perdem horas todo mês tentando dividir gastos, fazendo controle, acertando contas manualmente. Realizar o controle de recibos, fazer cálculos, cobrar outras pessoas e consolidar o dinheiro em uma única conta bancária é complicado, propenso a erros e leva em média 4 horas por mês. Também é impossível ter uma visão em tempo real dos gastos totais até que este trabalho seja finalizado, sempre manualmente.

Neste contexto, é possível observar a necessidade de evolução dos produtos e serviços financeiros focados em múltiplos usuários. Assim como houve no Brasil uma mudança do cenário das finanças com o crescimento dos bancos digitais, que foram responsáveis por entregar serviços menos burocráticos e mais acessíveis, a próxima onda de evolução é multiplayer: vem para permitir movimentar seu dinheiro em grupo, quebrando o modelo antigo de movimentação individual. Além disso, está focada em melhorar radicalmente a experiência do cliente, dando-os mais poder para realizar suas transações financeiras, de forma mais fácil, ágil e que se adeque a suas reais demandas e dores do dia-a-dia.

-> Leia também:

Open Banking e o momento para serviços e produtos para finanças sociais

No cenário brasileiro, este é o momento ideal para construir serviços e produtos incríveis para a população, devido ao Open Banking: sistema financeiro aberto, que permite o compartilhamento de diferentes informações dos clientes entre as instituições financeiras. Logo, a tecnologia e os regulamentos que estão nascendo devido ao Open Banking vão facilitar o controle financeiro e acesso a soluções que facilitem o dia-a-dia das movimentações de dinheiro.

Como a Noh se conecta a isso?

A Noh nasceu em 2021, e é a primeira solução de finanças sociais do Brasil. A Noh lança essa categoria através de uma carteira compartilhada, ou conta conjunta digital, na qual duas pessoas conseguem pagar a mesma conta.

Se existe uma certeza na vida é: você terá de pagar contas até o dia em que morrer. E, no nosso país, 85% das vezes você está dividindo essa conta com alguém. Criamos a Noh porque todo brasileiro divide alguma coisa: aluguel, Netflix, o barzinho. E sempre que vamos dividir algo, é a mesma dor de cabeça: uma pessoa tem que pagar tudo e depois cobrar a outra, ou cada um paga uma parte e isso demora um tempão.

Nossa missão é simplificar gastos compartilhados. Todas as pessoas que usam a Noh já tem seus gastos divididos de maneira automática, na hora, em uma solução flexível e gratuita.

Para usar a Noh, é só baixar nosso aplicativo no Google Play, ou App Store e convidar mais uma pessoa para rachar as contas com você! É simples e fácil, assim como tudo que queremos construir nas finanças no Brasil!

Baixe agora o app e peça o primeiro cartão compartilhado do mundo!

Saiba Mais:

COMPARTILHE