Toda vida a dois tem uma rotina. Mas você já pensou em propor rituais financeiros para o seu par? É uma boa dica para avançar na intimidade financeira e garantir que as contas e planos estão caminhando na direção que vocês planejaram.

Veja algumas ideias de como o aplicativo Noh pode te ajudar a criar rituais financeiros:

1) Use o filtro para controlar as entradas e saídas

Aqui vale entender o que cabe na rotina do casal: uma vez por semana, uma vez por mês, a cada quinze dias. O mais legal dessa dica é ter um tempo de qualidade para entender se  as despesas estão aparecendo como o esperado, porque pode ser que vocês estejam gastando mais do que o previsto ou, boa notícia, sobrou algum dinheiro.

Como fazer? Na tela inicial da Noh, logo antes do histórico de transações, você pode clicar em “Filtrar” e escolher um período.

Nesse caso, a boa notícia é que está tudo em ordem! Os nossos gastos fixos com aluguel, energia, internet e supermercado estão dentro do que a gente se propôs a fazer. E, olha só, antes de o mês acabar (e de cair o próximo o salário) já tem um saldo sobrando para pagar a mensalidade de Noh!

2) Edite o nome das transações para dar visibilidade ao parceiro (a)

Agora, pode ser só que o valor em reais não diga muita coisa para o controle financeiro da sua relação. Então é hora de olhar as transações do período e entender o que houve. A gente sabe que muitos estabelecimentos comerciais e empresas adotam um nome fantasia que não ajuda.

Dois exemplos:

Em vez de deixar “MariaJosé” troque para “Banho do cachorro”. Assim, seu parceiro(a) vai lembrar que você tinha dito que usaria a Noh para deixar o pet de vocês cheiroso.

Em vez de deixar “Mercado da Maria” mude para “Vinhos do jantar”. Se foi esse gasto que furou o orçamento daquele mês, vocês dois já vão saber na hora - mas eu não estou controlando o happy hour de ninguém, tá?

Notou também que, nos dois casos, só editar a transação já poupa uma pergunta? Pode ser que você estivesse em dúvida sobre um gasto, mas foi só abrir o app e, pronto, já teve a informação que precisava.

3) Filtre o método de pagamento

Outra opção bacana é, ainda na opção de filtrar as transações, mudar o método de pagamento entre Pix, Cartão, Boleto e Noh Soma.

Às vezes, o que aconteceu foi só que, depois de notar que havia sobrado um dinheiro, alguém da dupla movimentou a grana para o Noh Soma - se você ainda não conhece, é o nome da nossa caixinha para guardar dinheiro. Então, tecnicamente esse dinheiro ainda está com vocês, só que guardado em um outro espaço.

Outro cenário é que os boletos estão em dia e sem nada fora do normal, mas foi no cartão que algumas compras extrapolaram. Fica mais fácil identificar o que houve, ainda mais se o passo 2 for um costume de vocês!!!

COMPARTILHE