Você já pensou na importância de discutir finanças em um relacionamento? Um estudo da Serasa, intitulado "A saúde financeira entre casais", revelou que 52% dos brasileiros acreditam que a situação financeira está diretamente ligada à vida amorosa. Em outras palavras, o bem-estar do relacionamento está intimamente ligado às finanças. Estar com alguém vai além de compartilhar momentos; significa compartilhar objetivos e construir um futuro juntos. Para isso, é essencial ter um plano financeiro sólido.
Portanto, vamos começar com o básico: o orçamento em dupla. Imagine poder planejar, sonhar e alcançar metas financeiras ao lado de seu amor. Fazer um orçamento juntos vai além dos números; trata-se de construir uma vida financeira que reflita os valores e sonhos de ambos. No entanto, essa tarefa pode ser complicada. Muitos casais enfrentam dificuldades para chegar a um consenso sobre a melhor forma de administrar as finanças, ou até mesmo possuem um método que nem sempre é eficaz. Contas separadas, salários diferentes e toda a burocracia de uma conta conjunta tradicional podem complicar as coisas.
Esse desgaste também é evidenciado em outro resultado da pesquisa: entre os casais separados ou divorciados, os problemas financeiros surgem em segundo lugar (27%) como motivo principal para o término do relacionamento. Outro estudo, realizado pelo SPC Brasil e pela CNDL, revelou que o dinheiro pode ser a principal razão de brigas no casamento. Infelizmente, esse acaba sendo o destino de muitos casais, que sonhavam em estar juntos a vida toda, mas enfrentaram brigas desgastantes que levaram ao fim do relacionamento.
1 - organização: qual método usar?
Para evitar o pior, simplificar sua organização financeira é o primeiro passo, muitos casais usam planilhas, grupo no whatsapp para anotar gastos ou até mesmo métodos mais arcaicos, como anotar em um caderno, todos esses modos de organização não são nada práticos, demandando que um da dupla assuma o papel de “gerente de banco”, o ideal centralizar em um único lugar, onde ambos possam gerenciá-las de forma simples e justa.
Uma das alternativas é ter uma conta conjunta, um estudo da universidade de Oxford, “Common Cents: Bank Account Structure and Couples’ Relationship Dynamics” revelou que casais com contas conjuntas tem mais prosperidade em seu relacionamento, uma vez que promove a comunicação e transparência com ambos, a Noh, é um app feito para casais que te oferece uma conta conjunta moderna, onde ambos têm acesso às informações financeiras. Diferente das contas conjuntas tradicionais, em que um dos titulares geralmente tem mais controle, aqui os dois possuem igualdade no domínio da conta, sem precisar esperar que o titular autorize alguma ação, no app ambos da dupla têm poder administrativo. Sem contar outras ferramentas que só a Noh tem a te oferecer, como a possibilidade de criar várias caixinhas com objetivos diferentes para juntar dinheiro e automatizar o pagamento de boletos, tornando sua vida mais prática.
2 - comunicação e transparência
Outro aspecto importante para construir uma base financeira sólida é a comunicação aberta e a transparência mútua. Conversar sobre valores, compartilhar informações sobre ganhos e gastos é essencial para o planejamento financeiro, pois um método financeiro só é funcional quando o casal está disposto a cooperar. Tendo em vista essa necessidade, a Noh criou mecanismos para facilitar essa comunicação, com um layout simples que mantém todas as informações organizadas. Assim, ninguém esquecerá de pagar algo ou precisará enviar aquelas mensagens inconvenientes cobrando algum boleto a ser pago. Com a Noh, é só abrir o app e tudo estará lá, sem dor de cabeça. Além disso, é possível juntar dinheiro compartilhando uma "caixinha" com seu parceiro, utilizando a ferramenta Noh Soma, o que será uma grande aliada para o planejamento das metas do casal.
3 - diagnóstico financeiro
Acompanhar as finanças do casal é essencial para entendermos bem nossa situação financeira. Isso nos ajuda a saber para onde nosso dinheiro está indo, quais são nossos gastos regulares e onde podemos economizar, até mesmo os pequenos gastos do dia a dia merecem nossa atenção. Ter consciência financeira nos permite identificar áreas onde podemos ter conflitos e tomar medidas para evitar problemas no futuro. Quando temos uma visão clara de todas as nossas finanças, podemos tomar decisões que fortaleçam nosso relacionamento amoroso, definir metas realistas e trabalhar juntos para alcançá-las. Porém, anotar gastos pode ser trabalhoso ou até mesmo por sermos humanos, esquecermos de algo, é aí que a Noh facilita as coisas para o casal tudo fica registrado e acessível a qualquer momento para consulta.
4 - cooperação e planejamento
Agora que esse casal fez o diagnóstico financeiro, é hora de colocar em prática a cooperação e o planejamento para alcançar seus sonhos. Com metas claras em mente, como a tão sonhada casa própria ou aquela viagem dos sonhos, e sabem que só conseguirão conquistá-las trabalhando juntos. A cooperação será em prol de elaborar um plano detalhado, cortar gastos desnecessários e juntar suas economias, a cooperação precisa ser financeira e de parceria com apoio mútuo. Essa parceria é a dois, mas Noh entra como uma terceira peça chave nesse relacionamento, atendendo à necessidade de um lugar para o casal reunir suas economias, foi criado o "Noh Soma" - uma caixinha em que ambos podem alocar suas economias com um destino específico, podendo personalizá-lo de acordo com cada objetivo. Com essa ferramenta, o casal tem uma maneira prática e eficaz de trabalhar juntos em direção aos seus sonhos financeiros, fortalecendo ainda mais sua união e comprometimento mútuo.
Como foi mostrado, discutir finanças é vital para a estabilidade dos relacionamentos, evitando conflitos e fortalecendo a parceria. Por mais que o amor seja grande, se não houver finanças organizadas, diálogos e cooperação, pode ser fatal para o relacionamento. Migrar sua organização para a Noh oferece uma solução prática, centralizando e facilitando a gestão financeira de forma equitativa e eficiente, possibilitando um relacionamento mais estável.