Você se considera um investidor? Afinal, o que é investir? Eu não sou nenhum guru das finanças, tá. Mas hoje eu vou tentar contar sobre coisas que aprendi sobre investir.
Para começar, dinheiro para mim é…tempo! Quando você trabalha, está doando seu tempo para uma empresa, resumidamente. Então, a única forma de recuperar esse tempo é…guardando dinheiro.
Já notou que as situações financeiras mais complexas sempre envolvem tempo, timing? Como aquele meme clássico “é só eu pagar todas as dívidas que meu cachorro fica doente”. Ou todo início de ano com um monte de imposto para pagar. Ou todo fim de mês quando sobra dia e falta salário.
Cada um de vocês tem uma realidade diferente, é óbvio. Mas uma coisa vale para todo mundo: se você consegue poupar dinheiro, significa que seu dinheiro está trabalhando por você (=rendendo) e isso é mais tempo para você.
Investir, na minha definição, é ganhar tempo! Mais tempo para pensar entre um emprego e outro, mais tempo de qualidade no futuro durante a aposentadoria e, todos os dias, menos estresse para lidar com os imprevistos.
Investir também leva tempo, viu. Nem adianta ficar se comparando com os outros. Comece do começo: pague dívidas, equilibre o quanto gasta versus o quanto recebe, forme a sua reserva de emergência e depois pense em investimentos mais arrojados (e arriscados).
Aqui na Noh ainda temos muito para construir para vocês. Mas gosto de pensar que já temos boas ferramentas para ajudar nisso:
- Para o dia a dia, tem as Ca