O brasileiro não tem o hábito de conversar sobre dinheiro, isso é um fato. Isso acontece mesmo nos grupos em que o tema é quase impossível de passar batido, como é o caso dos casais. Deixar isso de lado, porém, só vai adiar uma conversa que uma hora terá de acontecer.
Aqui na Noh, defendemos que falar sobre tudo e expor a situação é o caminho mais leve e fácil para os casais lidarem com dinheiro de uma forma saudável.
Separamos algumas dicas para dar o empurrão que falta e criar uma rotina de papos sobre dinheiro com sua dupla.
1. Sem pressa; o importante é conversar
Vocês dois não precisam tomar uma decisão 100% definitiva sobre juntar as finanças, manter o dinheiro separado ou qualquer outra forma de construir um orçamento a dois. O mais legal é manter um diálogo, entender a maturidade do relacionamento e o que funciona para vocês no momento.
2. Revejam os combinados
O compromisso é sério, mas ainda faltam uns degraus de intimidade antes de abrir todo o jogo financeiro? Tudo bem, vocês podem começar aos poucos, compartilhando algumas despesas. A certeza do compromisso é muito grande e vocês vão morar juntos ou já dividem o mesmo teto? É sinal que chegou a hora de combinar com mais detalhes a rotina financeira.
3. Ajustem os planos
Os planos mudam no meio do caminho, algum gasto pode ter saído mais caro do que o esperado e por ai vai. Não tem problema se nem tudo acontecer como o planejado. O legal aqui é poder expor a situação e entender se existe algum jeito de remendar - nem sempre tem, é verdade. Atribuir culpa para o parceiro(a) também não é mais legal. Se os dois estão juntos nessa missão, tudo fica mais leve e fácil.